Posse e Usucapião - Doutrina e jurisprudência - Home Page Jurídica

posse usucapiao ve

Autor: Durval Ferreira

Editora: Vida Económica

Ano: Maio de 2018

Sinopse:

A questão que se avalia na presente obra é a de se existe contundência, entre si, dos regimes jurídicos, por um lado, da posse-usucapião, e, por outro, das diversas Leis sobre Ordenamento do Território, nomeadamente sobre Destaques, Loteamentos, Reserva Agrícola e Ecológica.

E, se, existindo, em que medida deva prevalecer um dos regimes jurídicos sobre o outro.

Na presente obra, defende-se que os referidos regimes jurídicos não são, entre si, contundentes e têm campos de aplicação diferentes.

Sendo as respectivas normas perfeitamente autónomas, relevantes e harmoniosas entre si, sem qualquer recíproca exclusão.

Também, na obra, se trata da figura da acessão, como meio de aquisição da propriedade imobiliária - e quanto à sua autonomia face à Posse-usucapião, Leis do Ordenamento do Território e Benfeitorias.

A aquisição do direito de propriedade por usucapião e as leis do urbanismo consubstanciam regimes jurídicos autónomos, com objetos distintos e funções diversas, e que não se eliminam nem contendem entre si.

Aliás, a usucapião é, até, historicamente, a primeira regra de ordenamento do território, no que respeita ao cadastro de propriedade imobiliária, respectiva delimitação territorial e determinação da sua titularidade subjectiva.

Saiba mais e adquira o livro com desconto aqui:

quero saber mais

 

PUB

Newsletter Jurídica HPJ - Receba os destaques no seu Email

Outros Livros

Pesquisa Jurídica HPJ

quiz destaque

emprego oferta destaque

rede social facebookrede social twitterrss buttonemail contacto

LIVROS - C/ DESCONTO %

colecaolegislacao 2018